Visualizações

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Introdução à Administração
Olá Galera!

Leiam o texto abaixo e façam o solicitado no final do texto.
Bom Trabalho!!! 


“Havia muito tempo, numa terra distante, um grupo de pessoas que moravam numa  aldeia próxima a uma floresta imensa e muito bonita. Os homens plantavam, caçavam e as mulheres colhiam  todos os tipos de alimentos deliciosos na floresta. Foi quando em certo dia, enquanto apanhavam flores para colocar nos cabelos, elas se assustaram ao depararem com um tigre enorme. Assim que os homens perceberam o que estava acontecendo, correram mata adentro para afugentar o animal. Porém, ao encontrar o tigre, olharam-no, deram meia-volta e saíram dali em disparada. Nunca antes haviam visto um felino tão grande e de aspecto tão feroz.
De volta à aldeia, os homens e as mulheres se reuniram para decidir o que fazer com o tigre. Sentiam-se indefesos e amedrontados. Então, um dos homens sugeriu:
 - Vamos perguntar ao Velho Sábio de nossa aldeia o que devemos fazer.
Todos concordaram que era uma ótima idéia

O sol estava bem alto no céu quando todos os olhares estavam voltados ao Velho Sábio, enquanto este se embrenhava pela floresta, caminhando tranquilamente com o cajado na mão. Passaram-se mais de duas horas até que o vissem voltando de seu passeio. Todos suspiraram aliviados. Tinham ficado apreensivos de que talvez o pior tivesse acontecido. Tão logo  o Velho se aproximou o bastante para que  todos pudessem ouvi-lo, pediu para que fossem  encontrá-lo em frente à sua casa, ao pôr-do-sol todos concordaram.

O sol ia descendo no horizonte à medida que os aldeões se reuniam para escutar o que o Velho Sábio tinha a dizer. Ele parou diante do povo, examinou cada um rapidamente, olhou para um, olhou para outro e em seguida, um sorriso animado surgiu-lhe no rosto, anunciando:
- Nunca mais vocês serão incomodados pelo tigre. Ele se foi.
Alguém perguntou:
-Como o senhor fez isso?
-Como eu fiz? Bem, primeiro preciso contar-lhes que sempre gostei de tigres. Na minha juventude, passava horas na floresta esperando ver um tigre. Sempre que encontrava um, mantinha certa distância e me limitava a observar. Muitos tigres na floresta chegaram a me conhecer de vista e pelo faro, permitindo que eu os olhasse. Hoje, quando encontrei o tigre de vocês, não demorei muito a perceber o que estava acontecendo aqui, pois se conhecessem esse animal como eu o conheço, seria fácil enxergar qualquer coisa fora do normal e foi o que fiz bem depressa. O tigre de vocês não agia como qualquer um que eu já tivesse visto e assim levantou minhas suspeitas. Foi aí que decidi observá-lo por algum tempo. Quanto mais olhava, mais minhas suspeitas se confirmavam. Então, saí de meu esconderijo e caminhei em direção ao animal.

Nesse ponto, sussurros de ansiedade emanaram dos aldeões o Velho Sábio prosseguiu:
-Descobri que o tigre de vocês era falso. Alguns garotos travessos da aldeia vizinha apanharam uma pele de tigre que tinham achado e se cobriram com ela para assustar as pessoas na floresta. Quando descobriram que eu não tinha medo e estava a par do que faziam, rapidamente tiraram o disfarce e confessaram. Eu lhes dei uma bronca e os fiz prometer que devolveriam a pele ao dono e que nunca mais iriam amedrontar os outros. Sinto que, de fato, o problema acabou.”

Extraído do livro Guia rápido de lidar com pessoas difíceis.
Autor: Murray Oxman

Com base no texto acima, o grupo deverá traçar paralelos  entre o conto e o ambiente de trabalho em uma empresa.






4 comentários:

  1. Duas coisas. Primeiro, os problemas geram medo quando não temos conhecimento; temos que adquirir mais e mais conhecimento para que quando nos depararmos com os problemas, eles não pareçam impossíveis de serem resolvidos!
    Segundo, muitas vezes ao nos depararmos com os problemas, eles nos parecem não ter solução, e quantas vezes esse bak que recebemos ao nos defrontar com esse tipo de problema alem de nos tornar vulneráveis, faz com que desistamos sem se quer tentar resolver. É um grande atributo, sermos capazes de resolver problemas que nunca vimos mesmo sem termos conhecimento, saber lidar com o inesperado ou solucionar o que os outros não conseguem, seja por capacidade, ou medo de resolver.
    Isso sim é ser empreendedor, saber lidar com os problemas, não importando quais sejam!

    Diogo Rufato, Leonardo G., Lisangela, Mariana e Luana.

    ResponderExcluir
  2. Alunos: Daniela, Natalia, Rayane, Vanessa A., Vanessa S., Vinicios

    Podemos associar de várias maneiras o conto com fatos que ocorrem no dia a dia no ambiente de trabalho.
    No conto, os habitantes da aldeia realizavam trabalhos em grupo, porém quando se depararam com uma dificuldade (o tigre), não souberam lidar com a situação, buscando assim ajuda do Velho Sábio, o qual podemos associar a pessoas que sejam flexíveis e saibam gerenciar conflitos ou situações inesperadas dentro de uma empresa, também as que tem facilidade de lidar com colegas de trabalho “difíceis”, mal humorados, ou ambos.
    Em toda nossa vida temos a mania de “julgar” uma dificuldade antes de conhecê-la, então fugimos desta antes mesmo de sabermos do que realmente se trata, assim como no conto os habitantes da aldeia com medo fugiram antes de perceberem que o tigre era uma farsa.
    Deparamos-vos no decorrer da vida com vários “tigres” como por exemplo, quando tiramos as rodinhas da bicicleta e nos sentimos inseguros, achamos a todo momento que vamos cair, e somente quando aprendemos a andar com a mesma percebemos que tudo se tratava de enfrentar essa insegurança.

    ResponderExcluir
  3. Na empresa passamos por muitas situações inesperadas como no conto lindo anteriormente, coisas que parecem ser muito complicadas, mas na verdade não são. Na minha empresa por exemplo teve varias vezes que achei que encontrar meus supervisores era algo de outro mundo, mas depois eu percebi que não era, e conheci e vi que não era tão ruim como pensava.
    Como no conto o tigre amedrontava, mas como o sábio eu fui e o enfrentei com unhas e dente, no conto o tigre é descoberto, que na real eram crianças brincando... Na realidade da empresa eu o conheci e não era tão ruim assim.
    Vocês devem repensar muito antes de tomar muitas decisões, pois as várias dificuldades que encontramos são como o tigre que bastou ser analisado para que o problema tenha uma solução.

    Alunos: Iara Caroline, Gustavo, Leonardo Southier, Marivania, Patricia

    ResponderExcluir
  4. Alunos: Cleomar Jr, Débora, Francieli, Mauricio, André e Diogo H.

    No conto, o Velho Sábio representa a pessoa eu conhece seus inimigos e seus problemas, assim está sempre preparado. Já os aldeões, tiveram medo, pois não conheciam as caraterísticas do tigre, agiam por impulso e sem analisar o problema. O Velho Sábio conseguiu afugentar o tigre descobrindo que eram crianças brincando, pois ele já havia observado os tigre e suas atitudes.
    Em um ambiente de trabalho, o tigre pode representar a tarefa que é difícil, ou é tida como impossível de ser concluída. O funcionário deve agir como o Sábio, em que conhece os caminhos e tem tranquilidade necessária para saber a forma e a hora correta de agir.
    Podemos concluir que devemos conhecer o inimigo, seus pontos fracos e fortes, pois antes de fugir ou enfrentar algo devemos conhecer o problema para podermos encontrar a solução. Quando conhecemos os obstáculos, podemos encontrar mais facilmente os métodos para supera-los.

    ResponderExcluir