Visualizações

quinta-feira, 24 de outubro de 2013


Olá pessoal de Rotinas Financeira- Turma 201300050

Vamos pesquisar sobre Ativo e Passivo.  Conceitue ambos e dê exemplos de contas de Ativo e contas de Passivo. Procure resumir e colocar somente o que de consistente encontrar em sua pesquisa. Faça uma analogia do Balanço de uma empresa com um Balanço caseiro (quais seriam os ativos e passivos caseiros).

13 comentários:

  1. Aluna: Andréia
    Ativo e Passivo
    Passivo é tudo aquilo que não gera nenhuma renda, além de não aumentar sua riqueza, ainda ajuda a diminuí-la, pois requer, de tempos em tempos, aportes do seu capital.
    Ativos são bens que possuímos e nos geram lucros.
    Alguns exemplos de passivos e ativos para melhor entendimento:
    Passivo:
    Eletrodoméstico, computador pessoal, moto, carro, jet-ski, lancha... Ou seja, qualquer coisa que requer uma parte da sua renda, para pagar impostos (IPVA, por exemplo), para sua manutenção ou, além disso, ainda vai se desvalorizando com o passar do tempo.
    Ativo:
    Cotas de um fundo de investimento, papéis do Tesouro, ações, imóveis destinados ao aluguel ou qualquer outra coisa em que quando aplicado o dinheiro retorne lucro com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. aluno jacson




    Os ativos estão representados por todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários. Estes são classificados da seguinte forma:

    PASSIVO De uma entidade e uma obrigação presente de a entidade transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados. Ex. uma empresa , fundada com um empréstimo do banco.
    ATIVOS
    Prédio =
    Computadores =
    Móveis =
    Dinheiro em caixa =
    PASSIVOS
    Dívida no banco =
    Contas a pagar =

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aluno Jacson
      Ex passivo caseiro:carro financiado ,moto ,IPVA,IPTU.
      Ex ativo caseiro:casa,dinheiro na poupança,investimentos que gerem lucro.

      Excluir
  4. Ativos e Passivos
    Os ativos estão representados por todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários. Estes são classificados da seguinte forma:
    Ativo Circulante – constitui aquele grupo de contas que representam bens e direitos, suscetíveis de serem convertidos em dinheiro ou de serem consumidos no próximo ciclo normal de operações normais da empresa (geralmente tem-se como base um ano). Os ativos circulantes são: dinheiro em caixa, conta movimento em bancos, mercadorias, depósitos bancários, matéria primas e títulos.
    Ativo Permanente – são títulos, bônus, ações, etc., os quais representam investimentos adquiridos de outras empresas ou do Estado, não com a intenção de vendê-los a curto prazo, mas de preservá-los para obter para obter renda, na medida em que o tempo passa. Dentro deste grupo podem ser incluídos terrenos quando for com fins especulativos. Ativo a Longo prazo – estão representados pelos direitos que possui uma entidade econômica, os quais serão recuperáveis ou exigíveis num prazo maior a um ano. Exemplo disto são os impostos a recuperar e contratos de mútuo valor.
    Ativo Fixo – são os bens e direitos adquiridos pela empresa e os quais são de caráter mais ou menos permanente (duram um longo período) e existe a intenção de utilizá-los em operações normais do negócio e não de vendê-los. Os ativos fixos se classificam em tangíveis e intangíveis.
    Tangíveis: são constituídos com todas as características dos ativos fixos, ou seja, que possuem materialidade, exemplo disto são prédios, terrenos, mobília, bosques madeireiros, poços de petróleo, etc.
    Intangíveis: estão representados pelos direitos de ordem legal ou econômico, os quais têm como característica principal a carência de presença física. Como exemplo, podemos citar os direitos autorais, nomes e marcas, patentes, etc.
    Ativo Diferido – classificam-se no ativo diferido as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social. Estão compreendidas nesta classificação, entre outras, as despesas da organização, custos de estudos e projetos, despesas pré-operacionais, despesa com investigação científica e tecnológica para desenvolvimento de produtos ou processos de produção e encargos incorridos com a reorganização ou reestruturação da entidade.
    Existem alguns ativos que não que não se encaixam nas cinco descrições anteriores, denominados outros ativos. Aqui podemos incluir seguros de vida e depósitos dados como garantia, por exemplo.
    Passivos representam todas as obrigações e dívidas contraídas pela entidade econômica com pessoas físicas ou jurídicas e também os serviços que devem ser prestados por já ter recebido pra isso. Os passivos são classificados em: Passivo Circulante: inclui todas aquelas contas que refletem dívidas ou obrigações que a entidade econômica deve eliminar no próximo ano, contas a pagar e impostos a pagar, por exemplo.
    Passivos a longo Prazo – são as obrigações ou dívidas que a entidade econômica contraiu e que deverão ser pagas num prazo maio a um ano, dentre este grupo podemos citar hipotecas a pagar e Letras de Câmbio, por exemplo.
    Resultados de Exercícios futuros – aqui está incluído o dinheiro que a entidade econômica possa vir a receber adiantado (como a cobrança antecipada do aluguel de um terreno de sua propriedade, por exemplo).
    Nome : Leandro

    ResponderExcluir
  5. Adriane
    Ativos são os bens que a pessoa tem num determinado momento, tais como: Dinheiro, cheques, saldo em conta corrente bancária, ou aplicação financeira.
    Passivo são as dívidas que a pessoa tem num determinado momento, tais como:- Empréstimos ou financiamentos, duplicatas, contas a pagar.

    ResponderExcluir
  6. Priscila Renata Ramos Hackbart
    Em termos mais simples Ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu orçamento, enquanto o Passivo seria aquilo que tira dinheiro de seu orçamento, seja pessoa física ou jurídica.
    Podemos entender, então, que ativos são como investimentos: aplicação em bolsa de valores, locação de imóveis, entre outros. Porém, não existe uma tabela que diferencie um do outro, pois tudo dependerá da circunstância. No caso das aplicações, por exemplo, se elas gerarem lucro, serão Ativos, mas se o valor de compra for R$100,00 e o de venda R$80,00, esta ação passa a ser um Passivo. Outra situação semelhante é o automóvel que a princípio é um Ativo, pois é um bem adquirido, porém com o tempo ele desvaloriza e lhe gera despesas como IPVA e combustível, caracterizando assim um Passivo.
    Os conceitos de Ativo e Passivo são de extrema importância para aqueles que desejam a liberdade financeira, pois ao compreendê-los passamos a administrar nossas contas de forma mais inteligente e a pensar como os “ricos” pensam e prosperam. O que isso quer dizer? A classe baixa e média adquire muitos passivos ao longo de sua vida em busca do seu bem estar atual, enquanto a classe alta adquire maior número de Ativos, significando um investimento a longo prazo e uma garantia financeira, pois vivem dos seus rendimentos e de suas novas rendas.
    Uma boa maneira de manter o controle econômico é tentar cumprir com suas obrigações, ou seja, os Passivos, com a renda de seu Ativos.
    De acordo com uma matéria publicada pelo site www.valor.com. br, em Julho de 2013, está previsto para 2014 algumas mudanças nas definições de Ativo e Passivo, que serão revistas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade, com o objetivo de torná-las mais sucintas.

    ResponderExcluir
  7. Aluna: Andréia
    Obs.: No caso de eletrodomésticos, computador pessoal, moto, carro... enquanto eles não forem quitados eles são bens passivos.

    ResponderExcluir
  8. Aluna:Mariza
    Ativo e Passivo de uma empresa:
    1Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.1
    • Ativo circulante
    o Estoques
     Exemplos: matéria-prima, produtos em elaboração, produtos acabados e mercadorias para revenda.
    o Dívidas de terceiros de curto prazo
     Exemplos: dívidas de clientes, títulos a receber de clientes, dívidas de cobrança duvidosa de clientes, dívidas do estado e outros entes públicos.
    o Depósitos bancários e caixa
     Exemplos: depósitos bancários, dinheiro em caixa.
    o Acréscimos e diferimentos
    Ativo não circulante
    o Imobilizado incorpóreo (Intangível)
     Exemplo: Marcas, patentes, softwares.
    o Imobilizado corpóreo
     Exemplos: terrenos e recursos naturais, edifícios e outras construções, equipamentos, ferramentas.
    o Investimentos financeiros
     Exemplos: partes de capital em empresas do grupo, títulos e outras aplicações financeiras (ver Ativo financeiro).
    o Dívidas de terceiros de longo prazo
     Exemplos: dívidas de clientes, títulos a receber de clientes, dívidas de cobrança duvidosa de clientes, dívidas do estado e outros entes públicos.
    . Ativo financeiro]
    Assim são denominados os chamados "Ativos de Papel", negociados primordialmente nos mercados financeiros, como por ex.:

    o Ações
    o Contratos Futuros
    o Contrato a Termo
    o Moedas/Câmbio
    o Opções
    o Títulos; públicos e privados.

    Passivo:são dividas de uma empresa que seram
    liquidadas ao longo do tempo.Ex:fianciamentos ,títulos a pagar,
    duplicatas;fornecedores.

    Ativo e Passivo caseiros.
    Ativo:eletrodomésticos,móveis, carro.
    Passivo:financiamento da moto,empréstimo bancário.
    Passivo:financiam

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Aluno, Rogério
    Ativo
    São chamados de “ativos” todo o conjunto de bens, o patrimônio, seja de uma pessoa ou empresa.
    Passivo
    Passivo é um termo utilizado para os bens adquiridos através de financiamento, bem como dívidas, contas , empréstimos e prestações.
    Podemos citar como passivos “caseiros” bens que não foram quitados, que ainda estejam em processo de financiamento, tais como eletrodomésticos, casas, carros, móveis ; os mesmos tornam-se “ativos” quando estiverem quitados ou já pertencerem ao conjunto de bens da família, propriedades, veículos, etc....
    Ativo Circulante – constitui bens e direitos, suscetíveis de serem convertidos em dinheiro, conta movimento em bancos, mercadorias, depósitos bancários, matéria primas e títulos.
    Ativo Permanente – são títulos, bônus, ações, etc., os quais representam investimentos adquiridos de outras empresas, para se fazer dinheiro à longo prazo.
    Ativo Fixo – são os bens e direitos adquiridos pela empresa e os quais são de caráter mais permanente, podem ser tangentes (prédios, terrenos, imóveis em geral) ou intangíveis (patentes, títulos de capitalização entre outros )
    Passivos circulantes, são dívidas à curto prazo, existem também Passivos a longo Prazo, que levaram mais de um ano para serem quitados.

    ResponderExcluir
  11. Ativo é a reunião de todos os direitos, bens e valores que devem ser recebidos de uma entidade. Isso significa é tudo que a sua empresa tem a receber de outra. É a parte do Balanço que demonstra onde foram aplicados os recursos da empresa. O Ativo inclui, por exemplo, o dinheiro em caixa e em bancos, estoques de mercadorias, equipamentos, imóveis, duplicatas a receber, entre outros. Já o passivo é totalmente o contrário, pois este se trata do conjunto de obrigações, financeiras ou não, de sua instituição com outras empresas. São recursos de terceiros colocados na empresa através de obrigações ou dívidas. É tudo aquilo que ela deve na data do balanço.
    O balanço de uma empresa comparada ao balanço caseiro se diferencia no perfil do fluxo de caixa de uma pessoa pobre, de classe média e rica e o modo como se dá a relação entre ativos e passivos. Alguém pobre, que mal consegue ganhar para viver, simplesmente não tem dinheiro para obter ativos e passivos: toda sua renda salarial se esvai no pagamento das despesas diárias. Uma pessoa padrão da classe média, por sua vez, utiliza sua renda salarial (renda ativa) para o pagamento das despesas diárias e para o pagamento de passivos (financiamento imobiliário, empréstimos e cartão de crédito). Já as pessoas ricas utilizam sua renda ativa (fruto de seu trabalho) e sua renda passiva para adquirir mais ativos. Claro que nem toda a sua renda é utilizada para adquirir mais ativos; é razoável que alguém financeiramente independente possa se dar ao luxo de adquirir passivos (casas, iates, bons automóveis, etc). Mas o ponto é que a proporção dos passivos será muito menor do que a dos seus ativos.
    Assim, podemos ver que a empresa se for bem gerida e estiver com seu balanço em dia sua renda irá certamente aumentar. Aplicar ativos e passivos proporcionam um aumento da renda. Já optar somente por um deles também aumentará, porém, em uma escala menor.

    ResponderExcluir
  12. PESQUISA DE CONTA ATIVOS & PASSIVOS

    ATIVO: Os ativos estão representados por todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários. Estes são classificados da seguinte forma:
    Ativo Circulante – são os bens que temos pagos que podemos converter em dinheiros, representam ativos movimentação em conta bancarias , bens matérias, como ex: Celulares, eletrodomésticos, veículos, casa, todos objetos pagos... isso é um ativo circulante.
    Ativo Permanente – São os bens de que tem lucros com devido prazo um tempo de investimentos, no caso, aplicações em ações que demoram para se obter lucros, compras de terrenos que se espera tempo para se valoriza pra obter lucro sobre esse bem, ativo permanente seria investir hoje para se lucrar com um devido tempo.
    Ativo Fixo – são Bens que vem a facilitar o lucrativo da empresa ou pessoal tbm, exemplo quando se tem uma empresa o lucro ativo fixo consistem em ter a sua própria sala comercial sem precisa pagar o aluguel mensal , é cortas as despesas o máximo que conseguir para que tenha mais lucros e menos despesas.
    Ativo Diferido – são os ativos necessário para se manter sua empresa ou ate mesmo para se obter conhecimentos pessoa são investimentos necessários que se tem mensalmente como exemplos , investir com cursos preparações pessoais, ou aluguel manutenção de maquinas para sua impressa e etc.

    Passivos: representam todas as obrigações e dívidas contraídas pela entidade econômica com pessoas físicas ou jurídicas e também os serviços que devem ser prestados por já ter recebido pra isso. Os passivos são classificados em:
    Passivo Circulante: são bens adquirido a parcelas com prazos são dividas obrigatórias que tem a pagarem ate que não se termine de pagar o bem se é passivo assim que consiga termina de pagar o bem fica ativo.
    Passivos a longo Prazo : São bens adiquiridos para se pagar a prazo longo no caso que se paga com parcelas mensais que se demora mais de um ano a ser pago.
    Resultados de Exercícios futuros : aqui está incluído o dinheiro que a entidade econômica possa vir a receber adiantado como a cobrança antecipada do aluguel de um terreno de sua propriedade.
    Outros Passivos : são aqueles que não se encaixam nas descrições anteriores, aqui podemos citar contribuições sociais que ainda serão pagas.

    ResponderExcluir