Visualizações

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Olá pessoal de Rotinas Financeiras - Turma 201300014

Vamos dar uma pesquisada na internet sobre definições de Ativo, Passivo e suas respectivas contas, dando exemplos.

7 comentários:

  1. CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL



    A empresa deve manter escrituração contábil com base na legislação comercial e com observância das Normas Brasileiras de Contabilidade.



    O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis que visa a evidenciar, de forma sintética, a situação patrimonial da empresa e dos atos e fatos consignados na escrituração contábil.



    Essa demonstração deve ser estruturada de acordo com os preceitos da Lei 6.404/76 (chamada “Lei das S/A”) e segundo os Princípios Fundamentais de Contabilidade.



    Tal estrutura de contas, dentro do conceito legal da própria Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187), em síntese, se compõe de:





    ATIVO

    PASSIVO




    CIRCULANTE

    NÃO CIRCULANTE

    REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

    INVESTIMENTOS

    IMOBILIZADO

    INTANGÍVEL

    CIRCULANTE

    NÃO CIRCULANTE

    PATRIMÔNIO LÍQUIDO

    ResponderExcluir
  2. Diferenças entre os tipos de ativos e passivos financeiros

    Empresários muitas vezes têm que lidar com alguns termos da contabilidade, mesmo que contratem serviços de terceiros. Como são termos muito técnicos, quem está começando fica meio perdido no significado de alguns. Se você ainda tem dúvida sobre alguns termos contábeis, nossa publicação de hoje mostrará o que os termos contábeis ativo e passivo significam e os seus variados tipos.

    Ativo é a reunião de todos os direitos, bens e valores que devem ser recebidos de uma entidade. Isso significa é tudo que a sua empresa tem a receber de outra. Já o passivo é totalmente o contrário. Passivo é o conjunto de obrigações, financeiras ou não, de sua instituição com outras empresas. Para facilitar um pouco mais, há alguns tipos de ativos e passivos que vamos especificar agora. Veja:

    Tipos de ativos:

    - Ativo circulante: representa aquilo que se tem a receber em curto prazo, até o término do exercício social da sua empresa (espaço de tempo entre um balancete financeiro e outro). Temos como exemplos o dinheiro em caixa ou em bancos, duplicatas, estoques, entre outros.

    - Ativo disponível: são todas as contas que podem ser liquidadas (recebidas) imediatamente. Exemplo: dinheiro disponível em caixa.

    - Ativo diferido: são todos os gastos que a empresa teve, porém que podem ser resgatados mais adiante. Exemplos: gastos com a pré-organização da empresa, investimento em pesquisas, pagamentos feitos com o intuito de reestruturar societariamente a empresa, entre outros.

    - Ativo fictício: são todos os valores que constam somente no Balanço Patrimonial, mas que não fazem parte do patrimônio da empresa. Exemplo: dinheiro ou bem dado como pagamento de propina.

    - Ativo oculto: são valores que existem, porém não constam no Balanço Patrimonial. Exemplo: propinas recebidas.

    - Ativo permanente: são receitas que não precisam ser transformados em dinheiro, não havendo prazo para venda, ultrapassando um exercício social.

    - Ativo realizável a longo prazo: representa tudo o que a empresa tem para receber após o término de seu exercício social. Exemplo: valor de empréstimos realizados a sócios ou acionistas.

    Tipos de passivos:

    - Passivo a descoberto: acontece quando o ativo da empresa é menor do que o passivo. Assim, é mostrado o saldo devedor.

    - Passivo circulante: aquilo que deve ser pago até o final do exercício social da empresa. Exemplos: duplicatas empréstimos, salários de funcionários, entre outros.

    - Passivo exigível a longo prazo: pagamentos que serão feitos após o término do exercício social da empresa.

    - Passivo fictício: constam no Balanço Patrimonial, mas já não existem, pois já foram quitadas.

    - Passivo não exigível: a empresa não é obrigada a pagar essas despesas.

    Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco.

    ResponderExcluir
  3. Contas Ativas:
    As contas ativas registram bens e direitos, como numerário (caixa), valores bancários (contas de movimento), clientes (duplicatas a receber), imóveis (terrenos e edificações), etc.
    Exemplos:
    CIRCULANTE
    Caixa, Bancos, Clientes, Estoques, etc.
    REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
    Valores a Receber, etc.
    PERMANENTE
    Investimentos
    Imobilizado
    Intagível
    Diferido
    Contas Passivas:
    As contas passivas registram as obrigações e os recursos de capital, como contas a pagar (fornecedores), empréstimos tomados (instituições financeiras), capital social, reservas de lucros, etc.
    Exemplos:
    CIRCULANTE
    Salários a Pagar, Empréstimos e Financiamentos, Contas a Pagar, Tributos a Recolher, Provisão de Férias e 13º Salário, etc.
    EXIGÍVEL A LONGO PRAZO
    Financiamentos, etc.
    RESULTADO DE EXERCÍCIOS FUTUROS
    Receitas (-) Custos e Despesas de Exercícios Futuros
    PATRIMÔNIO LÍQUIDO
    Capital Social
    Reservas de Capital
    Reservas de Lucros
    Prejuízos Acumulados

    ResponderExcluir
  4. Em contabilidade, Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos ...

    ResponderExcluir
  5. ATIVO: é um conjunto de bens, valores, créditos e direitos, que formam o capital. É chamado de Patrimônio Bruto e suas principais divisões são : ativo não circulante e ativo circulante, existem outras classificações de ativo, há também ativos que não se encaixam em nenhumas dessas classificações, como por exemplo seguros de vida.

    PASSIVO: são as obrigações e dívidas, podendo ser físicas ou jurídicas. Também chamado de Capital de Terceiros ou Passivo Exigível. São classificados em passivo circulante e passivos a longo prazo. Assim como no ativo, no passivo também há situações que não se encaixam em nenhuma das divisões, podemos citar as contribuições sociais que ainda devem ser pagas.

    ResponderExcluir
  6. Ativos: estão representados por todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários ou é o conjunto de bens, valores e créditos que formam o patrimônio de uma empresa ou de uma pessoa, que pode ser convertido em dinheiro.
    Estes são classificados da seguinte forma: Ativo Circulante; Ativo Permanente; Ativo Fixo; Ativo Diferido;

    Passivos: representam todas as obrigações e dívidas contraídas pela entidade econômica com pessoas físicas ou jurídicas. O Passivo é um recurso controlado por uma entidade e um acontecimento passado e do qual se esperam que fluam benefícios económicos no futuro, cuja liquidação se espera um ex-fluxo de recursos.

    ResponderExcluir
  7. Passivos são as dívidas que a empresa tem num determinado momento, tais como:

    - Empréstimos: valores que a empresa está devendo para as instituições financeiras, como, por exemplo empréstimos, ou financiamentos.
    - Duplicatas a Pagar: valores das duplicatas que a empresa está devendo, decorrente da aquisição de mercadorias/produtos a prazo.
    - Contas a Pagar: valores que a empresa está devendo, sejam impostos sobre as vendas, salários/encargos, etc.

    ResponderExcluir