Grupo: Jociéli, Marcelo, Marilese, Anna Paula, Willycleia, Roseli. Tec. Enfermagem Natura Natura vence em Responsabilidade Social e Meio Ambiente A Natura, maior empresa nacional de cosméticos, sagrou-se campeã na categoria Responsabilidade Social e Meio Ambiente de AS MELHORES DA DINHEIRO 2011. A empresa, que emprega 7 mil funcionários e conta com um exército de 1,2 milhão de vendedoras porta a porta, tem trabalhado para cumprir desafios socioambientais com o mesmo afinco com que persegue as metas financeiras. Prova disso é a política de remuneração da Natura. Os bônus dos executivos, por exemplo, estão atrelados ao cumprimento de sua política de responsabilidade social e ambiental.
Desde o ano passado, os executivos da marca passaram a prestar contas do consumo de água no processo industrial. A preocupação com o meio ambiente se estende também ao desenvolvimento de embalagens. A companhia tem ampliado a utilização de refis como opção de produtos, que demandam menos água em sua produção.
Há um ano, a Natura inseriu, também, o plástico verde, desenvolvido a partir da cana-de-açúcar, para o refil do sabonete Natura Erva Doce, comercializado nas regiões Norte e Nordeste. Trata-se de um insumo biodegradável, que reduz em 71% a emissão dos gases que provocam o efeito estufa, em comparação com o plástico tradicional. A nova embalagem ajuda a cumprir outro compromisso ambiental assumido: reduzir em 33% a emissão de gases até o primeiro trimestre de 2013. A Natura tem trabalhado na seleção de fornecedores que atuem sob a mesma filosofia.
A inclusão social, aliás, é foco do grupo através do projeto Crer para Ver, uma linha de produtos – canecas, lápis e camisetas –, revendida pelas consultoras Natura, cujo lucro é revertido integralmente para programas ligados à educação de comunidades carentes. No ano passado, o total arrecadado com a marca foi de R$ 10 milhões, superando em 65% a meta para o ano. Ao todo, a Natura investiu R$ 80,2 milhões em projetos de responsabilidade social e meio ambiente, em 2010, 34% a mais do que em 2009.
Unilever A UNILEVER segue a tendência atual das empresas multinacionais de criar diretorias/gerências e/ou departamentos em suas estruturas corporativas para formular e desenvolver programas na área de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Essas iniciativas evidenciam uma preocupação com a imagem da Empresa junto à comunidade em geral e junto aos parceiros, clientes, fornecedores e trabalhadores em particular, que passam a incluir em suas avaliações e expectativas a capacidade da Empresa em responder às demandas mais amplas, não vinculadas ao core business da Companhia. A UNILEVER não foge à regra. Em maio de 2002 a Empresa lançou o Instituto UNILEVER, associação de caráter assistencial e educativo, o qual tem também o intuito de consolidar a marca UNILEVER no Brasil. Seu principal objetivo é estruturar melhor a gestão da Empresa no âmbito das ações de Responsabilidade Social. Na prática, o Instituto UNILEVER cria critérios para a aprovação de projetos a serem patrocinados pela Empresa e desenvolve mecanismos para acompanhar, monitorar e avaliar o resultado dessas ações. O Instituto tem uma diretoria composta por executivos da Companhia e reúne convidados externos em seu conselho consultivo. Com o Instituto UNILEVER, informa a Empresa, essa situação mudou, ele passa agora a centralizar essas iniciativas e começa a separar a esfera do marketing propriamente dito das ações sociais, agora oficialmente vinculadas à área de Responsabilidade Social Uma iniciativa da Empresa relacionada ao tema “Responsabilidade Social” é a sua adesão ao Global Compact – uma iniciativa do Secretário-Geral da ONU para a promoção dos direitos humanos, trabalho e meio ambiente. O Global Compact é um compromisso de cooperação internacional para o seguimento de nove princípios de cidadania empresarial.
O Grupo Boticário foi considerado uma das 20 empresas-modelo em responsabilidade social corporativa nessa publicação anual da revista Exame, que avalia compromissos e práticas nas dimensões econômico-financeira, ambiental e social. Prêmio LIDE de Sustentabilidade O Grupo Boticário recebeu este prêmio em Manaus (AM), durante o Fórum Mundial de Sustentabilidade. Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – o prêmio é destinado às empresas que realizam projetos de sustentabilidade com padrões de excelência. TOP 3 Prêmio GreenBest A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza recebeu este prêmio por Júri Popular, na categoria ONG (2012, Greenvana). O prêmio elege as melhores iniciativas relativas à sustentabilidade, em 19 categorias, por meio de votação popular e da Academia Greenbest. Prêmio Criança O Programa de Gestantes do Grupo Boticário foi selecionado entre os quatro melhores do Prêmio Criança 2012, da Fundação ABRINQ. O projeto elege iniciativas reconhecidas como boas práticas para a Primeira Infância e que servem de exemplo para outros projetos em território nacional. Prêmio Furnas Ouro Azul O Projeto Oásis Serra da Moeda Brumadinho, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ficou em 2º lugar na categoria Comunidade, do 11º Prêmio Furnas Ouro Azul, que valoriza ideias de proteção e uso racional dos recursos hídricos em Minas Gerais. Prêmio ABF-AFRAS Destaque Sustentabilidade Umas das franquias de O Boticário, em Salvador (BA), recebeu o prêmio da Associação Franquia Sustentável (AFRAS), que faz parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF), na categoria Franqueado
A partir do momento em que uma empresa assume um compromisso especial com o bem-estar das pessoas, em criar um ambiente de trabalho agradável e gerar novas oportunidades direcionadas ou não ao publico interno da empresa. Estimular voluntariado, fazer com que colaboradores e comunidades cresçam juntos. Um exemplo claro de ações sócias que demonstrem tal responsabilidade seria: Renalt Que com suas ações externas contribuem para a educação e desenvolvimento na comunidade diretamente. Escola Arvore de Sapatos A Renalt Brasil participa como colaboradora financeira e apoiadora de projetos de desenvolvimento na escola de ensino fundamental da prefeitura de São Jose dos Pinhais, escola que atende 190 crianças de 0 a 6 anos em período integral.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil é o maior financiador da agricultura no País. Mas em seus investimentos sociais, seus objetivos não são simplesmente financeiros. O importante, nesse caso, é garantir que os recursos sejam utilizados para elevar a renda e o padrão social das comunidades pobres. O foco principal é a organização de cadeias produtivas, para organizar as pessoas em cooperativas que agreguem valor a atividades que já eram desenvolvidas na forma mais primária, como a agricultura. É o caso, por exemplo, de uma fecularia instalada em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, ao custo de R$ 5,6 milhões, que permite transformar a mandioca plantada por pequenos agricultores não apenas em farinha, mas também em fécula, um insumo industrial de maior valor.
Procuramos investir na agroindustrialização para aumentar a renda dos produtores, diz Jorge Streit, presidente da Fundação Banco do Brasil. A entidade tem um orçamento anual de R$ 140 milhões, proveniente do BB, e desde 2003 vem apostando na estruturação de cadeias produtivas. Depois que as cooperativas já estão funcionando, uma equipe acompanha os projetos, em visitas constantes, para que as novas empresas não naufraguem por falta de experiência empresarial de seus controladores.
Danone
A ONG Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) estima que 1,5 milhão de pessoas vivam exclusivamente da venda de materiais recicláveis. Mais conhecidos como catadores, esses trabalhadores têm pouca capacidade gerencial e empresarial. Por conta disso, sua renda dificilmente ultrapassa a faixa de um salário mínimo. Na tentativa de dobrar o rendimento desse grupo, a fabricante francesa de laticínios Danone criou o projeto Novo Ciclo, que está sendo implantado em 23 cidades do sul do Estado de Minas Gerais.
Segundo Adriana Matarazzo, diretora de sustentabilidade da empresa, a ideia é melhorar as condições de comercialização dos materiais recolhidos pelas cooperativas. ?Vamos ajudar 25 cooperativas a vender produtos de uma só vez, diz a executiva. ?Dessa forma, o material poderá ser oferecido a grandes compradores, garantindo uma receita maior para as entidades. A iniciativa não deve se restringir apenas à organização da venda dos produtos. ?Boa parte das cooperativas não tem conhecimento de mecanismos de gestão, afirma Adriana. ?Por isso, ensinamos como organizar o fluxo de estoque, de caixa e a organização das contas.
A Nestlé considera importante toda e qualquer atitude favorável à saúde e à segurança ambiental. Sua preocupação com a preservação dos recursos naturais fez com que a empresa traçasse diretrizes mundiais -- estabelecidas na Política Nestlé para o Meio Ambiente. No Brasil, a Nestlé implantou, na década de 80, o Programa Nestlé de Energia Alternativa, com base nas unidades de reflorestamento instaladas em Ribas do Rio Pardo (MS) e Mirabela (MG). Elas são responsáveis por abastecer sete fábricas com uma fonte de energia renovável e não-poluente. Além disso, algumas fábricas utilizam resíduos do processo produtivo (como cascas de cacau e borra de café) para suprir cerca de 35% de suas necessidades de energia. A Nestlé mantém também o Centro de Pesquisas Nestlé, que desenvolve estudos para evitar ou eliminar problemas ambientais que possam surgir na fabricação de seus produtos. Esse cuidado começa na aquisição das matérias-primas e se estende até o produto final. Este, sempre que possível, é embalado em materiais recicláveis. Como exemplo, temos as latas do Nescau, os frascos de vidro do Nescafé, as caixas dos Cereais Matinais etc.
Entre as iniciativas voltadas à comunidade, cultura, educação e meio-ambiente, destacam-se: Projeto Nutrir, Viagem Nestlé pela Literatura, Alfabetização Solidária, Concurso Nacional de Ensaios, Trilha Morumbi Verde, PDPL-Viçosa, Convênio Nestlé/UNIFESP (Escola Paulista de Medicina) e Espaço MAM-Nestlé. Alunos: MARCELO,MARILESE, ROSELI ,ANNA, JOCIELI, WILLYCLEA Alunos: MARCELO,MARILESE, ROSELI ,ANNA, JOCIELI, WILLYCLEA
Um dos traços marcantes do Brasil é sua diversidade de hábitos e de costumes espalhados por seu território. Para interagir melhor com esses vários Brasis e fixar sua marca em nível nacional, a empresa de telefonia Oi apostou na cultura. Seu engajamento foi tamanho que, em dez anos, ela se tornou uma das maiores agitadoras culturais do País. Somente no ano passado, a Oi investiu R$ 280 milhões em projetos como o Levada Oi Futuro, que promove apresentações de jovens talentos da música em um de seus centros culturais, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, onde está localizada sua sede.
Os programas financiados pela companhia são escolhidos por meio de editais. Uma banca de especialistas, que inclui jornalistas da área cultural, é responsável por selecionar os projetos. ?Além de conhecimento técnico, os jornalistas estão sempre em contato com a comunidade, afirma George Morais, vice-presidente do Oi Futuro, braço de responsabilidade social da operadora. ?Assim conseguimos compor um mosaico de programas representativos do ponto de vista cultural e que também atenda a quesitos técnicos. Desde 2006, mais de quatro milhões de pessoas foram beneficiadas pelos projetos do Oi Futuro.
Petrobras Responsabilidade sosial e ambiental, filantropica que diz respeito as contribuiçoes das empresas para qualidade de vida e bem estar social.
Volkswagen
Há dois anos, a Volkswagen do Brasil anunciou a intenção de investir na construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Hoje esse projeto começa a gerar resultados. Graças à PCH Anhanguera, a montadora se habilitou a emitir Certificado de Emissões Reduzidas (CER), da Organização das Nações Unidas, que a credencia a vender créditos de carbono gerados pelo empreendimento. ?É um incentivo para que as empresas invistam em energia limpa e renovável, diz Carsten Isensee, vice-presidente de finanças e estratégia corporativa da Volkswagen do Brasil.
A direção da montadora alemã encara a gestão dos insumos estratégicos como vital. Tanto que pretende ampliar essa vertente. Em dezembro, a Volkswagen anunciou o investimento de R$ 160 milhões na PCH Monjolinho, no rio Sapucaí, entre as cidades de Ipuã e Ituverava, no interior de São Paulo. Sua entrada em operação está prevista para meados de 2014. A partir daí, a Volkswagen vai receber dessa fonte 40% da energia utilizada por suas fábricas situadas no País. Hoje esse patamar está em 20%.
O crescimento de nossa empresa está direcionado o respeito pelo meio ambiente e ao compromisso com a sociedade. O petróleo está no cotidiano de todos nós, até onde nem imaginamos: no pneu do carro, no batom, no chiclete, no combustível. Nossa atividade interfere diretamente na sociedade e por isso estamos sempre ligados a ela. Agir com responsabilidade social e ambiental é, para nós, um compromisso com as pessoas e com o planeta. *Preservando o meio Ambiente *Promovendo a cidadania *Valorizando a cultura *Movimentando o esporte Nossas seleções públicas – avaliadas por meio de comissões específicas e selecionadas de acordo com critérios amplamente divulgados – também são exemplo do nosso compromisso com a sociedade. Em 2011, investimos R$ 641 milhões em projetos sociais, ambientais, esportivos e culturais.
“O crescimento de nossa empresa está diretamente relacionado ao respeito pelo meio ambiente e ao compromisso com a sociedade.” Preservando o Meio Ambiente: a responsabilidade ambiental faz parte da nossa missão; Promovendo a Cidadania: Atuar com responsabilidade social em nossas atividades; Valorizando a Cultura: Garantindo o acesso da população aos bens culturais; Movimentando o Esporte: Incentivar o esporte é estimular a sociedade e renovar o espírito de equipe; Seleções Públicas: Nossas seleções públicas viabilizam o apoio a projetos consistentes.
ATENTO “A sustentabilidade se encontra no centro da estratégia da Atento.” Funcionários: Levamos à prática as seguintes iniciativas: Academia de executivos, Academia de líderes; Sociedade: integração de minorias e grupos com dificuldades de acesso ao emprego e realização de voluntariado corporativo; Ecoeficiência: nosso objetivo é alcançar um ótimo uso dos recursos naturais, ao tempo que empregamos tecnologias que ajudem a minimizar a pegada de carbono e a reciclagem de resíduos, promovendo maior consciência sobre o meio ambiental. Para isso, foram realizadas as seguintes iniciativas: replantações, medição da pegada de carbono, eficiência no consumo de água e luz.
VOTORANTIM A Votorantim possui programas que complementam a estratégia de atuação do Instituto: Educação: elevação da escolaridade do jovem para o seu desenvolvimento continuado, por meio da educação de qualidade; Trabalho: acesso e inserção qualificada do jovem no mercado de trabalho, respeitando sua vocação e interesse na construção de uma carreira profissional; Cultura: ampliação do acesso do jovem a experiências artísticas de todas as áreas culturais; Esporte: formação do jovem por meio de atividades esportivas; Via - Apoio ao Estatuto da Criança e do Adolescente: fortalecimento da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente e apoio aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs); Geração Atitude: oportunidade e subsídios para jovens, para implementarem seu plano de vida individual ou empreendimentos bem-sucedidos, a partir de seus desejos, vocações e talentos. “Instituto Votorantim, criando rotas para o futuro.”
UNILEVER
Atendendo as necessidades de nossos consumidores a maioria das nossas marcas já conferi os benefícios de fazer as pessoas se sentirem bem, ficarem bonitas e aproveitarem mais a vida. Invoca o entusiasmo do povo Italiano pela vida Becel/Flora mantém o coração saudável. Omo, estimula as crianças a se sujarem para que possam experimentarem mais a vida. Nossa missão é direcionar a necessidade de maior qualidade da população que envelhece, urbanização. Dietas, mutantes estilos de vida. Estilo de vida saudável; Mais variedades, qualidade, sabor e diversão; O tempo como um bem cada mais precioso. Plano de sustentabilidade: Programa Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever; Melhorar a saúde e o bem-estar; Reduzir o impacto ambiental; Melhorar a nutrição. BNDES Tem grande responsabilidade social apresentado nos últimos anos de grande importância na administração pública. BNDES é um banco público indutor do desenvolvimento econômico. Socioambiental que financia projetos de investimentos de caráter ambiental (Apoia projeto de eficiência energética e de meio ambiente). Objetivo é elevar o grau de responsabilidade social e empresarial, considerando os princípios éticos e socioambientais, subcredito social e com isso apoiar especialmente na educação e na saúde.
Grupo: Jociéli, Marcelo, Marilese, Anna Paula, Willycleia, Roseli.
ResponderExcluirTec. Enfermagem
Natura
Natura vence em Responsabilidade Social e Meio Ambiente
A Natura, maior empresa nacional de cosméticos, sagrou-se campeã na categoria Responsabilidade Social e Meio Ambiente de AS MELHORES DA DINHEIRO 2011. A empresa, que emprega 7 mil funcionários e conta com um exército de 1,2 milhão de vendedoras porta a porta, tem trabalhado para cumprir desafios socioambientais com o mesmo afinco com que persegue as metas financeiras. Prova disso é a política de remuneração da Natura. Os bônus dos executivos, por exemplo, estão atrelados ao cumprimento de sua política de responsabilidade social e ambiental.
Desde o ano passado, os executivos da marca passaram a prestar contas do consumo de água no processo industrial. A preocupação com o meio ambiente se estende também ao desenvolvimento de embalagens. A companhia tem ampliado a utilização de refis como opção de produtos, que demandam menos água em sua produção.
Há um ano, a Natura inseriu, também, o plástico verde, desenvolvido a partir da cana-de-açúcar, para o refil do sabonete Natura Erva Doce, comercializado nas regiões Norte e Nordeste. Trata-se de um insumo biodegradável, que reduz em 71% a emissão dos gases que provocam o efeito estufa, em comparação com o plástico tradicional. A nova embalagem ajuda a cumprir outro compromisso ambiental assumido: reduzir em 33% a emissão de gases até o primeiro trimestre de 2013. A Natura tem trabalhado na seleção de fornecedores que atuem sob a mesma filosofia.
A inclusão social, aliás, é foco do grupo através do projeto Crer para Ver, uma linha de produtos – canecas, lápis e camisetas –, revendida pelas consultoras Natura, cujo lucro é revertido integralmente para programas ligados à educação de comunidades carentes. No ano passado, o total arrecadado com a marca foi de R$ 10 milhões, superando em 65% a meta para o ano. Ao todo, a Natura investiu R$ 80,2 milhões em projetos de responsabilidade social e meio ambiente, em 2010, 34% a mais do que em 2009.
Unilever
A UNILEVER segue a tendência atual das empresas multinacionais de criar
diretorias/gerências e/ou departamentos em suas estruturas corporativas para formular
e desenvolver programas na área de Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
Essas iniciativas evidenciam uma preocupação com a imagem da Empresa junto à
comunidade em geral e junto aos parceiros, clientes, fornecedores e trabalhadores em
particular, que passam a incluir em suas avaliações e expectativas a capacidade da
Empresa em responder às demandas mais amplas, não vinculadas ao core business da
Companhia. A UNILEVER não foge à regra.
Em maio de 2002 a Empresa lançou o Instituto UNILEVER, associação de
caráter assistencial e educativo, o qual tem também o intuito de consolidar a marca
UNILEVER no Brasil. Seu principal objetivo é estruturar melhor a gestão da Empresa
no âmbito das ações de Responsabilidade Social. Na prática, o Instituto UNILEVER
cria critérios para a aprovação de projetos a serem patrocinados pela Empresa e
desenvolve mecanismos para acompanhar, monitorar e avaliar o resultado dessas
ações. O Instituto tem uma diretoria composta por executivos da Companhia e reúne
convidados externos em seu conselho consultivo.
Com o Instituto UNILEVER, informa a Empresa, essa situação mudou, ele
passa agora a centralizar essas iniciativas e começa a separar a esfera do marketing
propriamente dito das ações sociais, agora oficialmente vinculadas à área de
Responsabilidade Social
Uma iniciativa da Empresa relacionada ao tema “Responsabilidade Social” é
a sua adesão ao Global Compact – uma iniciativa do Secretário-Geral da ONU para a
promoção dos direitos humanos, trabalho e meio ambiente. O Global Compact é um
compromisso de cooperação internacional para o seguimento de nove princípios de
cidadania empresarial.
BOTICARIO
ResponderExcluirEmpresa-modelo no Guia Exame de Sustentabilidade
O Grupo Boticário foi considerado uma das 20 empresas-modelo em responsabilidade social corporativa nessa publicação anual da revista Exame, que avalia compromissos e práticas nas dimensões econômico-financeira, ambiental e social.
Prêmio LIDE de Sustentabilidade
O Grupo Boticário recebeu este prêmio em Manaus (AM), durante o Fórum Mundial de Sustentabilidade. Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – o prêmio é destinado às empresas que realizam projetos de sustentabilidade com padrões de excelência.
TOP 3 Prêmio GreenBest
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza recebeu este prêmio por Júri Popular, na categoria ONG (2012, Greenvana). O prêmio elege as melhores iniciativas relativas à sustentabilidade, em 19 categorias, por meio de votação popular e da Academia Greenbest.
Prêmio Criança
O Programa de Gestantes do Grupo Boticário foi selecionado entre os quatro melhores do Prêmio Criança 2012, da Fundação ABRINQ. O projeto elege iniciativas reconhecidas como boas práticas para a Primeira Infância e que servem de exemplo para outros projetos em território nacional.
Prêmio Furnas Ouro Azul
O Projeto Oásis Serra da Moeda Brumadinho, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ficou em 2º lugar na categoria Comunidade, do 11º Prêmio Furnas Ouro Azul, que valoriza ideias de proteção e uso racional dos recursos hídricos em Minas Gerais.
Prêmio ABF-AFRAS Destaque Sustentabilidade
Umas das franquias de O Boticário, em Salvador (BA), recebeu o prêmio da Associação Franquia Sustentável (AFRAS), que faz parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF), na categoria Franqueado
Alunos:
MARCELO,MARILESE, ROSELI ,ANNA, JOCIELI, WILLYCLEA
Responsabilidade Social
ResponderExcluirA partir do momento em que uma empresa assume um compromisso especial com o bem-estar das pessoas, em criar um ambiente de trabalho agradável e gerar novas oportunidades direcionadas ou não ao publico interno da empresa. Estimular voluntariado, fazer com que colaboradores e comunidades cresçam juntos.
Um exemplo claro de ações sócias que demonstrem tal responsabilidade seria:
Renalt
Que com suas ações externas contribuem para a educação e desenvolvimento na comunidade diretamente.
Escola Arvore de Sapatos
A Renalt Brasil participa como colaboradora financeira e apoiadora de projetos de desenvolvimento na escola de ensino fundamental da prefeitura de São Jose dos Pinhais, escola que atende 190 crianças de 0 a 6 anos em período integral.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil é o maior financiador da agricultura no País. Mas em seus investimentos sociais, seus objetivos não são simplesmente financeiros. O importante, nesse caso, é garantir que os recursos sejam utilizados para elevar a renda e o padrão social das comunidades pobres. O foco principal é a organização de cadeias produtivas, para organizar as pessoas em cooperativas que agreguem valor a atividades que já eram desenvolvidas na forma mais primária, como a agricultura. É o caso, por exemplo, de uma fecularia instalada em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, ao custo de R$ 5,6 milhões, que permite transformar a mandioca plantada por pequenos agricultores não apenas em farinha, mas também em fécula, um insumo industrial de maior valor.
Procuramos investir na agroindustrialização para aumentar a renda dos produtores, diz Jorge Streit, presidente da Fundação Banco do Brasil. A entidade tem um orçamento anual de R$ 140 milhões, proveniente do BB, e desde 2003 vem apostando na estruturação de cadeias produtivas. Depois que as cooperativas já estão funcionando, uma equipe acompanha os projetos, em visitas constantes, para que as novas empresas não naufraguem por falta de experiência empresarial de seus controladores.
Danone
A ONG Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) estima que 1,5 milhão de pessoas vivam exclusivamente da venda de materiais recicláveis. Mais conhecidos como catadores, esses trabalhadores têm pouca capacidade gerencial e empresarial. Por conta disso, sua renda dificilmente ultrapassa a faixa de um salário mínimo. Na tentativa de dobrar o rendimento desse grupo, a fabricante francesa de laticínios Danone criou o projeto Novo Ciclo, que está sendo implantado em 23 cidades do sul do Estado de Minas Gerais.
Segundo Adriana Matarazzo, diretora de sustentabilidade da empresa, a ideia é melhorar as condições de comercialização dos materiais recolhidos pelas cooperativas. ?Vamos ajudar 25 cooperativas a vender produtos de uma só vez, diz a executiva. ?Dessa forma, o material poderá ser oferecido a grandes compradores, garantindo uma receita maior para as entidades. A iniciativa não deve se restringir apenas à organização da venda dos produtos. ?Boa parte das cooperativas não tem conhecimento de mecanismos de gestão, afirma Adriana. ?Por isso, ensinamos como organizar o fluxo de estoque, de caixa e a organização das contas.
Responsabilidade Social
ResponderExcluirA Nestlé considera importante toda e qualquer atitude favorável à saúde e à segurança ambiental. Sua preocupação com a preservação dos recursos naturais fez com que a empresa traçasse diretrizes mundiais -- estabelecidas na Política Nestlé para o Meio Ambiente.
No Brasil, a Nestlé implantou, na década de 80, o Programa Nestlé de Energia Alternativa, com base nas unidades de reflorestamento instaladas em Ribas do Rio Pardo (MS) e Mirabela (MG). Elas são responsáveis por abastecer sete fábricas com uma fonte de energia renovável e não-poluente.
Além disso, algumas fábricas utilizam resíduos do processo produtivo (como cascas de cacau e borra de café) para suprir cerca de 35% de suas necessidades de energia.
A Nestlé mantém também o Centro de Pesquisas Nestlé, que desenvolve estudos para evitar ou eliminar problemas ambientais que possam surgir na fabricação de seus produtos. Esse cuidado começa na aquisição das matérias-primas e se estende até o produto final. Este, sempre que possível, é embalado em materiais recicláveis. Como exemplo, temos as latas do Nescau, os frascos de vidro do Nescafé, as caixas dos Cereais Matinais etc.
Entre as iniciativas voltadas à comunidade, cultura, educação e meio-ambiente, destacam-se: Projeto Nutrir, Viagem Nestlé pela Literatura, Alfabetização Solidária, Concurso Nacional de Ensaios, Trilha Morumbi Verde, PDPL-Viçosa, Convênio Nestlé/UNIFESP (Escola Paulista de Medicina) e Espaço MAM-Nestlé.
Alunos:
MARCELO,MARILESE, ROSELI ,ANNA, JOCIELI, WILLYCLEA Alunos:
MARCELO,MARILESE, ROSELI ,ANNA, JOCIELI, WILLYCLEA
Oi
ResponderExcluirUm dos traços marcantes do Brasil é sua diversidade de hábitos e de costumes espalhados por seu território. Para interagir melhor com esses vários Brasis e fixar sua marca em nível nacional, a empresa de telefonia Oi apostou na cultura. Seu engajamento foi tamanho que, em dez anos, ela se tornou uma das maiores agitadoras culturais do País. Somente no ano passado, a Oi investiu R$ 280 milhões em projetos como o Levada Oi Futuro, que promove apresentações de jovens talentos da música em um de seus centros culturais, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, onde está localizada sua sede.
Os programas financiados pela companhia são escolhidos por meio de editais. Uma banca de especialistas, que inclui jornalistas da área cultural, é responsável por selecionar os projetos. ?Além de conhecimento técnico, os jornalistas estão sempre em contato com a comunidade, afirma George Morais, vice-presidente do Oi Futuro, braço de responsabilidade social da operadora. ?Assim conseguimos compor um mosaico de programas representativos do ponto de vista cultural e que também atenda a quesitos técnicos. Desde 2006, mais de quatro milhões de pessoas foram beneficiadas pelos projetos do Oi Futuro.
Petrobras
Responsabilidade sosial e ambiental, filantropica que diz respeito as contribuiçoes das empresas para qualidade de vida e bem estar social.
Volkswagen
Há dois anos, a Volkswagen do Brasil anunciou a intenção de investir na construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Hoje esse projeto começa a gerar resultados. Graças à PCH Anhanguera, a montadora se habilitou a emitir Certificado de Emissões Reduzidas (CER), da Organização das Nações Unidas, que a credencia a vender créditos de carbono gerados pelo empreendimento. ?É um incentivo para que as empresas invistam em energia limpa e renovável, diz Carsten Isensee, vice-presidente de finanças e estratégia corporativa da Volkswagen do Brasil.
A direção da montadora alemã encara a gestão dos insumos estratégicos como vital. Tanto que pretende ampliar essa vertente. Em dezembro, a Volkswagen anunciou o investimento de R$ 160 milhões na PCH Monjolinho, no rio Sapucaí, entre as cidades de Ipuã e Ituverava, no interior de São Paulo. Sua entrada em operação está prevista para meados de 2014. A partir daí, a Volkswagen vai receber dessa fonte 40% da energia utilizada por suas fábricas situadas no País. Hoje esse patamar está em 20%.
Roseli, Tatiane, Edson, Altair, Rose.
ResponderExcluirPetrobras
O crescimento de nossa empresa está direcionado o respeito pelo meio ambiente e ao compromisso com a sociedade. O petróleo está no cotidiano de todos nós, até onde nem imaginamos: no pneu do carro, no batom, no chiclete, no combustível. Nossa atividade interfere diretamente na sociedade e por isso estamos sempre ligados a ela. Agir com responsabilidade social e ambiental é, para nós, um compromisso com as pessoas e com o planeta.
*Preservando o meio Ambiente
*Promovendo a cidadania
*Valorizando a cultura
*Movimentando o esporte
Nossas seleções públicas – avaliadas por meio de comissões específicas e selecionadas de acordo com critérios amplamente divulgados – também são exemplo do nosso compromisso com a sociedade. Em 2011, investimos R$ 641 milhões em projetos sociais, ambientais, esportivos e culturais.
Alunos:
MARCELO,MARILESE, ROSELI ,ANNA, JOCIELI, WILLYCLEA
Equipe: Erika, Luciele, Vanilde, Jociele, Edineia, Inesita.
ResponderExcluirPETROBRAS
“O crescimento de nossa empresa está diretamente relacionado ao respeito pelo meio ambiente e ao compromisso com a sociedade.”
Preservando o Meio Ambiente: a responsabilidade ambiental faz parte da nossa missão; Promovendo a Cidadania: Atuar com responsabilidade social em nossas atividades; Valorizando a Cultura: Garantindo o acesso da população aos bens culturais; Movimentando o Esporte: Incentivar o esporte é estimular a sociedade e renovar o espírito de equipe; Seleções Públicas: Nossas seleções públicas viabilizam o apoio a projetos consistentes.
ATENTO
“A sustentabilidade se encontra no centro da estratégia da Atento.”
Funcionários: Levamos à prática as seguintes iniciativas: Academia de executivos, Academia de líderes; Sociedade: integração de minorias e grupos com dificuldades de acesso ao emprego e realização de voluntariado corporativo; Ecoeficiência: nosso objetivo é alcançar um ótimo uso dos recursos naturais, ao tempo que empregamos tecnologias que ajudem a minimizar a pegada de carbono e a reciclagem de resíduos, promovendo maior consciência sobre o meio ambiental. Para isso, foram realizadas as seguintes iniciativas: replantações, medição da pegada de carbono, eficiência no consumo de água e luz.
VOTORANTIM
A Votorantim possui programas que complementam a estratégia de atuação do Instituto:
Educação: elevação da escolaridade do jovem para o seu desenvolvimento continuado, por meio da educação de qualidade; Trabalho: acesso e inserção qualificada do jovem no mercado de trabalho, respeitando sua vocação e interesse na construção de uma carreira profissional; Cultura: ampliação do acesso do jovem a experiências artísticas de todas as áreas culturais; Esporte: formação do jovem por meio de atividades esportivas; Via - Apoio ao Estatuto da Criança e do Adolescente: fortalecimento da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente e apoio aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs); Geração Atitude: oportunidade e subsídios para jovens, para implementarem seu plano de vida individual ou empreendimentos bem-sucedidos, a partir de seus desejos, vocações
e talentos.
“Instituto Votorantim, criando rotas para o futuro.”
UNILEVER
Atendendo as necessidades de nossos consumidores a maioria das nossas marcas já conferi os benefícios de fazer as pessoas se sentirem bem, ficarem bonitas e aproveitarem mais a vida. Invoca o entusiasmo do povo Italiano pela vida Becel/Flora mantém o coração saudável.
Omo, estimula as crianças a se sujarem para que possam experimentarem mais a vida. Nossa missão é direcionar a necessidade de maior qualidade da população que envelhece, urbanização. Dietas, mutantes estilos de vida.
Estilo de vida saudável; Mais variedades, qualidade, sabor e diversão; O tempo como um bem cada mais precioso.
Plano de sustentabilidade: Programa Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever; Melhorar a saúde e o bem-estar; Reduzir o impacto ambiental; Melhorar a nutrição.
BNDES
Tem grande responsabilidade social apresentado nos últimos anos de grande importância na administração pública.
BNDES é um banco público indutor do desenvolvimento econômico. Socioambiental que financia projetos de investimentos de caráter ambiental (Apoia projeto de eficiência energética e de meio ambiente). Objetivo é elevar o grau de responsabilidade social e empresarial, considerando os princípios éticos e socioambientais, subcredito social e com isso apoiar especialmente na educação e na saúde.